Guia para submissão de Projetos

 

A ética em pesquisa é regida pela resolução CNS 466/2012, portanto, antes de submeter seu projeto, é altamente recomendável a leitura da mesma. Ainda, se sua pesquisa envolver metodologia da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, por exemplo, a aplicação de um questionário de uma entrevista, com dados identificáveis dos participantes da pesquisa, seu protocolo deve seguir, também, os ditames da Resolução CNS 510/2016.

O pesquisador deverá se cadastrar e cadastrar sua pesquisa na Plataforma Brasil. Para informações sobre submissão na Plataforma Brasil, clique aqui. Para submeter novos projetos à apreciação do Comitê de Ética e Pesquisa, o(a) pesquisador(a) deverá fornecer a seguinte relação de documentos:

 

1. Projeto de pesquisa;

2. Orçamento detalhado;

3. Declaração de que os gastos da pesquisa serão custeados pelo pesquisador, ou por outra instituição financeira (Este documento deverá estar assinado);

4. Cópia do contrato de prestação de serviço (se for o caso);

5. Questionário ou roteiro de entrevista (se for o caso);

6. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido;

7. Cronograma atualizado;

8. Folha de Rosto. A folha de rosto é gerada pela Plataforma Brasil, e nela deve ser informado, no campo "Instituição Proponente", o nome do diretor ou vice diretor da unidade da UFOP na qual o projeto se desenvolverá. O documento deverá estar assinado e carimbado e/ou com a assinatura digital da respectiva instituição/escola à qual o projeto está vinculado.

9. Após a aprovação do projeto de pesquisa pelo CEP/UFOP, a autorização e/ou anuência, devidamente assinadas e carimbadas, das instituições que participarão do seu projeto deverão ser encaminhadas ao CEP/UFOP antes do início da execução do projeto.

 

Preferencialmente, pedimos que enviem TODOS os documentos de texto em formato PDF. O anexo desses documentos devidamente preenchidos é de grande importância para a validação da submissão, visto que o envio de documentação incorreta ou incompleta poderá acarretar na recusa do projeto pela Plataforma Brasil.

Tem dúvidas sobre como submeter o projeto na Plataforma Brasil? Clique aqui.

A submissão de projetos deve ser realizada em até 20 dias antes da reunião de cada mês e as pendências de protocolo deverão ser sanadas em até 15 dias antes da reunião de cada mês. Após esse período, os projetos submetidos serão avaliados somente na reunião do mês seguinte (Verificar aba Reuniões).